segunda-feira, 3 de junho de 2024

Histórias contadas em Kamishibai

Mukashi, Mukashi...”, assim começam as histórias contadas por meio do Kamishibai.

Kamishibai é uma palavra japonesa que significa “teatro de papel”. Trata-se de uma forma tradicional de contar histórias, muito popular no Japão, na qual lâminas de papel com ilustrações são passadas, uma a uma, conforme o narrador vai contanto a história, numa moldura de madeira (butai) que representa o palco.


Enquanto professora bibliotecária, cedo percebi que o Kamishibai encanta públicos de todas as idades. A cada imagem revelada vê-se a reação: um ah!, uns olhos arregalados, uma gargalhada ou um sorriso e uma concentração impressionante na escuta, e não apenas por parte dos alunos. Na minha função de mediadora da leitura, sinto frequentemente a necessidade de variar as ferramentas na missão de auxiliar os alunos a encontrar o prazer de ler e ouvir ler. O kamishibai permite-nos expandir o modo como contamos histórias, revelando-se extremamente eficaz, sobretudo na relação com os pré-leitores e com os leitores iniciais.

E quando a BE de Espargo e a BE de Valrico convidaram a BE de Mosteirô para partilhar leituras, quisemos partilhar também esta técnica e este gosto pelas histórias contadas em Kamishibai.